terça-feira, 8 de abril de 2008

Geografia - Industrialização

1. (Ufrj-2003) A tendência à desindustrialização dos grandes centros urbanos tem traçado novos rumos para o desenvolvimento regional. Indústrias tradicionais do Sul e do Sudeste se transferem para o Nordeste, buscando compensações.

Um fator de atração para esse deslocamento de indústrias em direção ao Nordeste é a

a) mão-de-obra especializada

b) oferta de benefícios fiscais por parte dos governos estaduais nordestinos.

c) proximidade dos maiores centros consumidores do país.

d) existência de pólos industriais com infra-estrutura econômica e tecnológica.

e) presença das Metrópoles Nacionais.

2. (Fuvest - 2003) A seguir tem-se descrição de características das fases da industrialização paulista. Relacione as fotos I, II e III aos estabelecimentos industriais típicos de cada fase.

1. Extensas áreas para estoque de matérias-primas e produtos.

2. Diminuição do emprego industrial e flexibilização do trabalho.

3. Início da industrialização na cidade.

4. Acentuada industrialização da região metropolitana.

5. Auge da dispersão territorial das indústrias.

6. Uso predominante do transporte ferroviário.

a) Foto I: 1 e 2; Foto II: 3 e 5; Foto III: 4 e 6

b) Foto I: 1 e 3; Foto II: 2 e 5; Foto III: 4 e 6

c) Foto I: 2 e 5; Foto II: 1 e 6; Foto III: 3 e 4

d) Foto I: 3 e 6; Foto II: 1 e 4; Foto III: 2 e 5

e) Foto I: 4 e 5; Foto II: 2 e 3; Foto III: 1 e 6

3. (Ufpe-2003) São consideradas indústrias de transformação, pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, as seguintes atividades:

Está(ão) correta(s) apenas

a) 1, 2 e 5

b) 3, 4 e 6

c) 4, 5 e 6

d) 2, 3 e 4

e) 1, 3 e 6

1) a extração de minerais radioativos.

2) as indústrias de madeira.

3) as indústrias químicas.

4) as indústrias de perfumaria.

5) a indústria da construção civil.

6) a extração de carvão-de-pedra.

4.(UFRN-2003) A atividade industrial se constitui em um dos principais fatores da organização do território brasileiro. No período entre 1930 e a primeira metade da década de 1950, essa atividade

a) intensifica a internacionalização do processo industrial por meio da implementação dos grandes complexos industriais, permitindo, assim, uma elevada geração de empregos no setor.

b) promove a abertura das fronteiras ao capital estrangeiro, com a criação de incentivos fiscais, cambiais, tarifários e creditícios, visando atrair investimentos externos para o Brasil.

c) define as condições favoráveis para o desenvolvimento industrial, a partir da produção cafeeira, ampliando o mercado interno e favorecendo a imigração para a substituição da mão-de-obra escrava.

d) consolida a substituição da mão-de-obra imigrante pela mão-de-obra nacional, implementando mudanças no plano da política interna, direcionada para a atividade industrial no país.

5. (Uem – 2004) Sobre a industrialização do Sudeste do Brasil, é correto afirmar que

(01) Campinas, São José dos Campos e Cubatão destacam-se, respectivamente, pela indústria eletrônica, aeronáutica e petroquímica.

(02) o Espírito Santo concentra a maior parte da produção regional de carvão mineral, minério de ferro e de aço, exportados pelo porto de Tubarão, em Vitória.

(04) as cidades de Uberaba e de Uberlândia, no Sul de Minas, são importantes centros de pecuária leiteira e de produção de derivados do leite.

(08) as indústrias química e farmacêutica, na Grande Rio, bem como a siderurgia, em Volta Redonda, são importantes atividades do setor secundário, no estado do Rio de Janeiro.

(16) a Fiat instalou-se na região Metropolitana de Belo Horizonte.

(32) a região Metropolitana de São Paulo passa por um processo de crescente concentração industrial. A falta de mão-de-obra qualificada nas cidades do interior paulista bem como a ausência de mercado consumidor impedem a desconcentração industrial.

(64) a "guerra fiscal" travada por estados e por municípios brasileiros, nos últimos anos, visa atrair as indústrias. Utiliza-se de estratégias como a concessão de terrenos e a isenção parcial ou temporária de impostos.

Soma ( )

6. Sobre a industrialização brasileira, é correto afirmar que:

a) difundiu-se de modo homogêneo no território brasileiro.

b) caracteriza-se por ausentar-se do eixo centro-sul.

c) é resultado de uma política nacionalista de desenvolvimento econômico.

d) constitui base da política de desenvolvimento econômico implementada no país.

e) gera o maior número de empregos nos principais centros urbanos do país.

7. O crescimento industrial do Brasil que ocorreu a partir de 1930 foi concentrado espacialmente, principalmente no Rio de Janeiro e São Paulo. Entre os fatores explicativos para essa concentração, é correto citar, EXCETO:

a) a existência de um mercado consumidor concentrado, representado pela presença de uma numerosa classe média urbana.

b) o fornecimento de energia elétrica e a existência de uma rede ferroviária eficiente para a época.

c) a existência de uma legislação trabalhista respeitada e reguladora das relações capital-trabalho.

d) a disponibilidade de capitais financeiros, de casas comerciais e de uma rede bancária.

e) a presença de um contingente de mão-de-obra disponível para ser incorporada pelas novas atividades.

8. "A crise do fim dos anos 80, na indústria bélica, e do início dos anos 90, na indústria aeroespacial, chocou os moradores dessa região, especialmente quando a Embraer dispensou cerca de 75% de seus funcionários. Outras empresas também sofreram o impacto da crise, mas com menos intensidade.

(Adapt. Jornal "O Estado de São Paulo". 30/07/2000. p. B-8)

Identificando a região referida no texto e atualizando a situação de suas indústrias até o final da década de 1990, pode-se afirmar que:

a) no Eixo Campinas-Sorocaba, o decréscimo significativo dos investimentos motivou o deslocamento da maior parte as indústrias bélicas para outras regiões do país.

b) em São José dos Campos, a estagnação da indústria aeroespacial - promissora até a década de 1980 - repercutiu na falência de vários segmentos, como o de telecomunicações.

c) no Vale do Paraíba surgiram, durante a crise, pequenas e médias empresas de base tecnológica, bem-sucedidas, favorecendo a volta de fortes investimentos na área industrial e de serviços.

d) em Campinas surgiram multinacionais, Centros de Pesquisa e Desenvolvimento, conhecidos como CPqDs, além de grandes montadoras de carros, pois a crise ampliou sua vocação tecnológica.

e) no Eixo São José dos Campos-Taubaté, a migração dos investimentos para outras áreas contribuiu para a estagnação da indústria aeroespacial, diminuindo sua importância no contexto econômico brasileiro.

9. (FGV-200) A análise da distribuição geográfica das indústrias no Brasil permite afirmar que:

a) As indústrias de transformação estão localizadas, em sua quase totalidade, nas áreas urbanizadas.

b) As indústrias de bens de consumo duráveis estão concentradas nas regiões metropolitanas.

c) A tendência na concentração geográfica da indústria continua indicando o município de São Paulo, comparativamente, como o de maior índice de crescimento industrial.

d) Nos últimos anos, não houve mudanças na tendência da distribuição geográfica das indústrias no país.

e) A Região Nordeste, dentro da atual política econômica, foi a que não se beneficiou com a instalação de novas indústrias de transformação.

10. (Ufal-199) A partir da década de 1970, dois fatos importantes ocorreram simultaneamente: início da diminuição da concentração industrial no Sudeste e o processo de desconcentração industrial no Brasil. Dentre os motivos que podem explicar esses fatos citam-se

a) o esgotamento dos recursos minerais no Sudeste e o aumento das necessidades de exportação geradas pela entrada do Brasil na ALADI.

b) a forte atuação do Estado criando incentivos fiscais para que indústrias do Sudeste se instalassem em outras regiões e o desenvolvimento em âmbito nacional de infra-estrutura de transportes e comunicações.

c) o aumento das necessidades de combustíveis fósseis como o carvão e o petróleo, inexistentes no Sudeste e a formação do Mercosul que representa maiores exportações para o País.

d) o declínio acentuado dos fluxos migratórios em direção ao Sudeste e a descoberta de importantes recursos minerais em vários pontos do País, como o caso de Carajás.

e) a limitação do espaço do Sudeste para a instalação de novos parques industriais e a elevação generalizada dos padrões de renda e consumo da população brasileira.





Nenhum comentário: